Câncer do rim

Sua manifestação clínica ocorre, em geral, por presença de sangue na urina, massa abdominal e dor, mas pode ser assintomático. A essência do tratamento do câncer renal é a retirada de parte ou de todo o rim envolvendo o tumor, a depender do seu tamanho e localização. Atualmente, a laparoscopia e a cirurgia robótica permitem a abordagem menos agressiva e igualmente eficaz do câncer renal, mantendo a eficácia da cirurgia convencional e reduzindo sua morbidade. Tratamento complementar com imunoterapia e agentes antiangiogênicos pode ser necessário em casos selecionados.

Câncer de próstata

O câncer da próstata é uma das neoplasias malignas mais frequentes nos homens. Apresenta crescimento lento e, dessa forma, as possibilidades de cura são grandes, desde que o câncer seja diagnosticado na fase inicial de desenvolvimento, quando ainda se encontra confinado na próstata.

Nas fases iniciais, o câncer de próstata é assintomático de tal forma que o diagnóstico precoce somente poderá será realizado por meio do exame de toque prostático e por meio de exames laboratoriais, como a dosagem do PSA e outros biomarcadores. O diagnóstico de certeza é obtido por meio da biópsia prostática. O câncer de próstata pode ser tratado por cirurgia, radioterapia ou medicamentos, dependendo do estágio da doença, da idade do paciente e do seu quadro clinico. A prostatectomia radical robótica permite a abordagem menos agressiva e igualmente eficaz do câncer de próstata, mantendo a eficácia da cirurgia convencional e reduzindo sua morbidade. Apesar do impacto psicológico do diagnóstico, na maioria das vezes, o paciente com câncer de próstata não irá falecer em decorrência da doença, mesmo que o tratamento curativo não seja possível, desde que se mantenha em tratamento sob supervisão médica regularmente.

Câncer da bexiga

A presença de sangue na urina, especialmente em indivíduos mais idosos, deve-se sempre ser investigada com cuidado, pelo aumento da prevalência do câncer de bexiga com o envelhecimento. O diagnóstico é feito através de exames de imagem (ultrasonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética) e cistoscopia, que consiste na avaliação endoscópica da bexiga. Quando uma lesão suspeita for encontrada, é indicada sua ressecção endoscópica e envio do material removido para biopsia, na qual serão avaliadas sua agressividade e a profundidade da parede da bexiga que foi acometida.

A maioria dos tumores de bexiga são superficiais, e nessa condição, a ressecção endoscópica e terapia com medicamentos instilados diretamente na bexiga poderá ser suficiente para a cura do câncer. Se o tumor invadir camadas profundas da bexiga poderá ser necessária a ressecção completa da bexiga. Assim, o diagnóstico precoce é fundamental para evitar a progressão da doença e promover a cura dos pacientes.

Câncer de testículo

Apresenta elevada chance de cura, desde que seu diagnóstico seja precoce. Ocorre em homens jovens, nos quais qualquer aumento de volume ou da consistência do testículo deverá ser prontamente investigada. A confirmação diagnóstica requer biópsia cirúrgica, que pode implicar na retirada completa (orquiectomia) ou parcial do testículo acometido. O estadiamento da doença é complementado com a realização de tomografia computadorizada, para definir a necessidade de tratamento complementar, que pode envolver outra cirurgia, radioterapia ou quimioterapia.